Vamos fazer um “passeio” pelo passado e conhecer um pouco mais da história das religiões principais que circundam a vida dos seres humanos até hoje. Antes de começar a escrever especificamente de cada uma vou explanar alguns aspectos da antiguidade que caracterizam a busca constante do homem por uma relação com algum tipo de religião, ou seja, a busca pelo desconhecido e pelo divino.
Vamos começar pelo conceito de “mitologia”! Mitologia se refere a religiões antigas. O termo Mitologia pode referir-se tanto ao estudo de mitos, ou a um conjunto de mitos. Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis. Mas nem todos os mitos tem esse propósito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolve uma força sobrenatural ou uma divindade, pois o que hoje é caracterizado como lendas passadas de geração em geração, antigamente eram as verdades da época responsáveis por toda uma organização social.
Cada uma dessas religiões antigas possui seus embasamentos ligados à origem do mundo e dos homens, sempre apresentando os seus principais líderes, regras e interesses políticos. E atrelados a esses interesses políticos particulares, os povos se separaram de acordo com suas escolhas religiosas. Surgindo assim os deuses Mesopotâmicos, Gregos, Romanos, Egípcios, Persas etc, cada qual com seus cultos e rituais, ressaltando cada vez mais a necessidade do homem em acreditar em um Deus ou em vários Deuses e se firmar em um tipo de religião.
A primeira religião falada será o Hinduísmo! Aguardem!
A primeira religião falada será o Hinduísmo! Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário